Pré-aviso para dois dias de greve no SESARAM e na Segurança Social

Sintap/Fesap tentam pressionar as duas entidades a avançar com a negociação das 35 horas de trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP), aliada da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) anunciou um pré-aviso de greve de dois dias para Setembro, por forma a pressionar tanto o Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) e o Instituto da Segurança Social da Madeira (ISSM) a avançarem com a negociação das 35 horas e trabalho.

A decisão foi anunciada em comunicado emitido há pouco, onde explicam as razões que levam a esta medida de aparente ruptura, mas que poderá servir de incentivo a que estas duas entidades, tal como quase todo o Governo Regional e autarquias, já decidiram, assinaram, foi publicado e já está a ser aplicadas as 35 horas semanais de trabalho na Administração Pública.

É este o teor do documento emitido pela Secção Regional da Madeira do Sintap, que também prevê uma manifestação e uma vigília:

“Ao longo dos últimos meses e, até a presente data, tem o SINTAP/FESAP desenvolvido todos os esforços para concretizar a necessária negociação com vista à redução do horário de trabalho para 35 horas semanais.

Se já negociamos com todas as secretarias regionais, inclusive a SRAS, os acordos colectivos, que se encontram, na maioria dos casos, já publicados, a situação no SESARAM e no ISS, ainda não foi objecto de resposta positiva por parte dos responsáveis dessas instituições.

Pese os inúmeros contactos a ausência de uma resposta positiva, aconselha-nos a que de uma forma preventiva, passemos a exercer uma pressão ainda maior, na defesa dos trabalhadores dessas instituições que não podem, no nosso entendimento ser discriminados negativamente em relação aos seus colegas da Administração Regional da Madeira.

Pese termos deliberado que prosseguiremos as nossas tentativas de diálogo com os vários responsáveis regionais, Presidência do Governo, Vice-Presidência, Secretaria Regional de Finanças, Secretaria dos Assuntos Sociais e, naturalmente, CA do SESARAM e ISS, vamos desde já dar inicio aos procedimentos tendentes à marcação de dois dias de greve para o próximo mês de Setembro.

Manifestamos desde já que estamos disponíveis para fazer convergir essa luta com outras organizações sindicais que aspirem aos mesmos objectivos que nos movem. Estamos preparados para a possibilidade de realizamos nessas datas uma manifestação de protesto e uma vigília.

Para que tal luta possa revestir-se num marco para a defesa dos trabalhadores, apelamos desde já à mobilização de todos e ao reforço da consciência de classe.

Até ao último momento estaremos disponíveis para a negociação e o diálogo.”

Partilha este artigo na tua rede...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someone